segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

 

                            APONTAMENTOS 

NOVELENSES

             O propósito é lembrar alguns nomes de lugares, quintas, ruas, presas, caminhos e nomes esquecidos no tempo, que,  com a nova toponímia foi perdendo sentido nomeadamente nos mais novos.

                                    Hoje publico a letra


J


        JOÃO COELHO DA ROCHA Nasceu em Novellas, filho de António de Freitas e de Francisca Coelho da Rocha, falleceu no dia 18 de Dezembro de 1886, no Rio de Janeiro.

No seu testamento feito em 15 de Março de 1872, na parte que diz respeito a Novelas, diz:

…Deixou 1:350$000 reis, moeda forte, para ser feita em Novellas uma casa destinada á instrucção primaria tanto do sexo masculino como do femenino, cujo risco será dado por seu testamenteiro, e depois da auctoridade a quem competir administrar e exigir do governo os meios necessários para se applicar ao fim para que foi construída. Se, porém, por qualquer circunstancia esta sua disposição não puder ter execução, ou que as auctoridades não se prestem a sustentar a referida casa, logo que seja construída, contratando os precisos professores, e fornecendo os arranjos necessários para o fim referido, n´este caso transfere este legado por três inscripções da divida publica portugueza no valor de um conto de reis cada uma para serem averbadas á confraria da egreja, hoje freguezia de Novellas, para do seu rendimento ser resada annualmente uma missa por sua alma, no dia do seu fallecimento, uma por alma de sua mãe, outra por alma de seu pae e no mesmo dia em que fallecerem e o restante das ditas inscripções será applicado aos melhoramentos e reparos da dita egreja[1].

 

 

L

 

        LAGOA (Caminho; Casas; Presa) – Pequeno lago, tomou este nome devido à presa de grandes dimensões existente neste lugar.

Caminho – Desde a parte funda do lugar dos Penedos, seguia até aos campos de cultivo, este caminho tinha no verão muita água.

Casas – Eram pequenas onde viviam, por volta de 1970, umas senhoras já com muita idade.

Presa – Serve para segurar a água que depois era utilizada nas regas. A água desta presa era utilizada um dia por semana por vários consortes. Ancorava uma grande quantidade de água.

 

        LAMEIRINHA (Presa) – Forma diminutiva de Lameiro, Lamaçal, pântano, que produz muito pasto.

Presa - A caminho do lugar de Outeiro de Velhas, do lado direito, no fundo entre o monte com o mesmo nome e o do lugar de Chaves.

 

LORETO (Nossa Senhora)[2]

 

        LUIS DE CAMÕES (Avenida) – Luís Vaz de Camões, nasceu cerca de 1524. Filho de Simão Vaz de Camões e de Ana de Sá e Macedo[3]. É considerado o maior poeta de língua portuguesa escreveu “Os Lusíadas”. Faleceu no dia 10 de Junho de 1580. O dia 10 de Junho é feriado nacional, e dia das Comunidades Portuguesas.

Avenida – Começa junto da casa do Muro, lugar de Arcozelo de Aquém, segue na sua totalidade a estrada nacional até ao limite da freguesia com a de Penafiel, em Bujanda.

 

                                                 Novelas Julho de 2008

                                                Novelas, maio 2010

 

                                                   Joaquim Pinto Mendes, 

                                                   Novelas, 15 de fevereiro de 2021

                                                   jornalagalga@gmail.com


[1] Jornal “A União”, nº. 160 de 13 de Janeiro de 1887 – Museu Municipal de Penafiel.

[2] Ver “Folha”, letra "F"

[3] Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.