sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

SOU ARRIFANENSE DESDE PEQUENINO

Ser (sou) Arrifanense, eis uma questão que certos senhores impuseram a todos os habitantes das freguesias limítrofes da freguesia e cidade de Penafiel, principalmente a Novelas, Marecos, São Tiago de Sub-Arrifana, Milhundos e Santa Marta e por último a freguesia de Penafiel. 
Agora andam muito preocupados com o nome que ajudaram a varrer do mapa de Arrifana de Sousa. Choram sobre um erro que na hora de dizer “NÃO” nada disseram e até bateram palmas, para não ficar mal na fotografia de família, não fosse o chefe que estava de olhos bem abertos, ver quem votava “contra”.
Choram lágrimas de crocodilo. Mais parecem carpideiras em fim de funeral chorando defunto desconhecido.
A freguesia de Penafiel foi extinta no mesmo atado em que padeceram as freguesias de Novelas, São Tiago de Sub-Arrifana, Marecos, Milhundos e Santa Marta.
Atado proposto pelo Senhor Presidente da Camara de Penafiel e votado com os votos da coligação PSD/CDS-PP, sem que estes levantassem uma qualquer questão, como diz o outro “todo o burro come palha o que é preciso é saber a dar”, agora tão preocupados andam em desfazer aquilo que os próprios assinaram.
Fazem inquéritos, choram nos cafés, organizam encontros e movimentos, e em tudo que é reunião de família “politica” lamentam a maleita, eu que defendo o nome da minha freguesia (Novelas), o que posso dizer deste funeral com morto anunciado. Se até agencia funerária, cangalheiro, coveiro, amigos, carpideiras, sacristão e padre, que chegam de todas as freguesias do concelho, e valha-me Deus até de Novelas e com a bênção de São Bento e Belém.
O povo não vai perdoar tal morte e vai fazer valer os seus valores, é só esperar para ver. Diz o ditado popular que (não se deve desejar a morte a ninguém nem aos nossos maiores inimigos).
A esses “Conde Andeiro” traidores, espero que o tiro saia pela culatra.
Há, a essa cambada de vendilhões da própria alma, digo “sou Arrifanense desde pequenino”.

10 de dezembro de 2012
jpintomendes