segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

 

                                APONTAMENTOS 

NOVELENSES

             O propósito é lembrar alguns nomes de lugares, quintas, ruas, presas, caminhos e nomes esquecidos no tempo, que,  com a nova toponímia foi perdendo sentido nomeadamente nos mais novos.

                                    Hoje publico a letra            

G

                        GANCHAS (Lugar; Rua) – Nesta região o termo Gancha significa: Ramo de árvore; ramada, pernada e cajado, que termina em forma de gancho. Gancho, por sua vez, significa: qualquer coisa encurvada, o que nos leva a supor a forma do terreno onde o lugar nasceu…[1].

            Lugar – Este lugar situa-se junto da estrada nacional, antes do lugar dos Penedos, lado direito, e, entre este e a linha do comboio. Foi extinto como lugar com a aprovação da nova toponímia (ruas), pela Assembleia de Freguesia.

        Rua – Começa na nova Avenida António da Rocha Melo, onde um dia irá ser feita uma rotunda[2], para o lado direito, descendo até à linha do comboio, voltando a subir e agora segue para o meio das casas aí existentes, terminando ao encontrar de novo a Avenida que vai dar à estação. Na sua totalidade localizada no extinto lugar das Ganchas.

 

                        GINÇO (Travessa) – Não encontrei definição desta palavra.

            Travessa – Inicia junto da Ponte de Novelas, do lado direito, é curta e termina num portão de casa particular, nesta situa-se a casa da Rela, onde antes da Escola Cantina América Cardeal Rocha Melo, funcionava a escala feminina de Novelas, era seu proprietário o Sr. Joaquim António Rella, regedor desta freguesia[3], e, Presidente da Junta de Freguesia[4].

 

                    GRADES (Quinta) – Instrumento agrícola de travessas de madeira, paralelas com dentes, para aplanar a terra, depois de lavrada.

           Quinta – No caminho Cruzeiro para o Cemitério de Novelas, quem desce à direita, aí se encontra a casa da quinta, com um largo em frente do portão, esta porção de terreno hoje encontra-se vedada com muro. Lembro-me de aí morar o “Pereira das Grades”[5].

 

                          GALGA (Terra) – Fêmea do Galgo. Mó de pedra nos moinhos e lagares. Peta; Boato[6].

            Terra da Galga – Desde sempre se ouviu dizer que “Novelas é a terra da Galga”, muitas definições haverá para este ilustre título das gentes de Novelas, fica ao critério de cada um.

Na versão oral do povo, “vais a Novelas, não te esqueças de trazer a Galga”.[7]

                                       Novelas Julho de 2008

Novelas, maio 2010

 

                                                   Joaquim Pinto Mendes, 

                                                   Novelas, 18 de janeiro se 2021

                                                   jornalagalga@gmail.com

 

[1] Temas Penafidelenses Volume II, pagina68 de António Gomes de Sousa e Manuel Ferreira Coelho.

[2] Nota do autor, começou a construção a 21 de Abril de 2008.

[3] Ver “Regedores”, pagina ??

[4] Ver “Presidentes da Junta”, página ??.

[5]

[6] Grande Enciclopédia do Conhecimento, Volume 7, página 1141.

[7] Versão Popular.