02 fevereiro 2021

 

             APONTAMENTOS 

NOVELENSES

             O propósito é lembrar alguns nomes de lugares, quintas, ruas, presas, caminhos e nomes esquecidos no tempo, que,  com a nova toponímia foi perdendo sentido nomeadamente nos mais novos.

                                    Hoje publico a letra            


I

 

                IGREJA (Quinta) – Templo destinado à celebração de um culto cristão[1].

    Quinta – Quem vai para o Cemitério de Novelas, e junto a este está situada a casa e quinta da Igreja, continua habitada e nos terrenos anexos, está instalada uma vacaria. Próximo da casa existiu a Igreja paroquial de Novelas, é esta que lhe dá o nome.

 

                IGREJA VELHA (Igreja; Rua) – Conhecido em Novelas por Igreja Velha, uma porção de terreno existente em frente do Cemitério, pertencente ao logradouro da quinta da Igreja, onde em tempo estava edificada a igreja paroquial de Novelas, resta a casa onde o Padre vivia (hoje transformada em adega). A igreja era pequena, tinha duas naves, com o teto em madeira com pinturas, não tinha torre, apenas um arco sineiro, com dois sinos[2], subia-se por escadas exteriores de ferro, tinha coro e três altares, diz não poder afirmar quando a mesma foi abaixo[3].

Nas (Memorias Paroquiais de 1758), inquérito respondido pelo Padre João Dias Ribeiro[4], que na época paroquiava esta freguesia, diz; O orago desta Freguezia he Salvador, è tem tres Altares, a saber, o Mor aonde esta colocado S. Salvador, e o Altar de nossa Senhora do Rozario, que está nelle collocado a Imagem de Santo Antonio, e o Altar do Menino Deos, que acha tambem huá Imágem de S. Gonçallo; Esta Igreya esta no lugar de Novellas; tem Lugares ou Aldeias a saber o Lugar de Novellas, Ranha e Covas, Mellote, Outeiro de Velhas, Carrazedo, Arcuzello daquem e Arcuzello dalém[5]. 

        Rua – Inicio junto ao Cruzeiro, passa pelo Cemitério, termina no entroncamento com o caminho que vai para a ponte do Codêsso, quase nas primeiras casas do lugar da Ranha, e rua com o mesmo nome.

 

                    INGUIEIRO (Quinta; Rua) –

        Quinta – Situada nos limites da freguesia com a de Santiago, Bitarães, e os lugares de Fornelos, Campo e Outeiro de Velhas. O seu último caseiro foi o Sr. António Santos (Santos de Inguieiro), como quinta foi abandonada nos finais da decada de 70, do século passado.

      Rua – Quase nas últimas casas da rua do Monte à direita, é curta termina num dos antigos campos da quinta de Inguieiro.

  

                                                Novelas Julho de 2008

                                                Novelas, maio 2010

 

                                                   Joaquim Pinto Mendes, 

                                                   Novelas, 02 de fevereiro de 2021

                                                   jornalagalga@gmail.com



[1] Dicionário Prático Ilustrado, Lello & Irmão-Editores.

[2] Os sinos foram postas na nova Igreja.

[3] Versão oral de Cândido de Magalhães nasceu em Novelas a 25 de Abril de 1924.

[4] Paroquiou a freguesia de Novelas de Junho de 1756 a Agosto de 1758.

[5] Temas Penafidelenses Volume III, pagina128 de António Gomes de Sousa e Manuel Ferreira Coelho.