21 março 2020

Já é História (I)  Caminho de Ferro

Estação de Penafiel (Novelas)



OBS: Alguns pormenores na foto

20 março 2020

19 março 2020

30 outubro 2019

Caminho de Ferro Penafiel à Lixa 
e a
 Entre-os-Rios


UM ESTUDO
(Horário e Material Motor)
(6 de junho de 1918)


             A Companhia tinha á data 6 Locomotivas, numeradas de 1 a 6 e batizadas respetivamente com os nomes de 1-Penafiel; 2-Lixa; 3-Lousda; 4-Seixoso; 5-Felgueiras e a 6-Margaride.

Os comboios estavam assim numerados; 
Penafiel-Estação (Novelas) a Entre-os-Rios de 1 a 6;
Penafiel-Estação (Novelas) á Lixa de 51 a 54.

O primeiro comboio do dia partia ás 06h45m da Lixa.
O comboio a terminar a marcha mais tarde, chegava á Lixa ás 20h33m.
O percurso mais longo era 35,960 Km, de Penafiel-Estação (Novelas) á Lixa em 2h04m
O percurso mais pequeno de 4 km de Penafiel-Estação (Novelas) a Penafiel em 17m.


(Rotação Material motor dia 4 de junho de 1918)

             OBS: Este grafico mostra uma de muitas hipotose de gestão de material motor. As rotações 1 e 2 numa gestação com muitas avarias poderia ser a mesma Locomotiva, e se ainda fosse muito necessáiro a rotação 3 poderia assegurar todos os comboios das rotações 1 e 2.

23 outubro 2019

As confrarias das Almas
             A multiplicação de confrarias das Almas por várias capelas, altares e igrejas matrizes foi significativa nos séculos XVI e XVII.
Em 1758, no distrito do Porto, encontramos 132 confrarias sob a invocação das Almas.
Rezar e cantar pelos mortos era uma forma de caridade mito apoiada pela igreja, cabendo às confrarias das Almas do Purgatório salvar todas as almas, independentemente de terem sido confrades das mesmas. Impunha-se a ajuda dos vivos na salvação dos mortos que purgavam seus pecados neste espaço temporário de sofrimento. O seu salvo-conduto para a libertação eram as missas, assim, quantas mais fossem rezadas, mais rápida era a transição pelo purgatório.
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