28 março 2020

Já é História (V) - Jornais
O Novelense nº. 3 de junho de 1983
11º. Aniversário

Sumario
11 anos de vida
Pingos de História de Novelas
Ténis de Mesa
Contra a Poluição
Cantinho da criança com participação das crianças: Maria Luisa; Ana Rita; Paula Cristina; Ana Mª; Mª Céu: Alzira; Carla
A passear também se estuda- Artigo de Manuel Barros
Poetas - Manuel Alves (Poeta Cavador); Zé Vendeiro e Laurinda de Jesus
Coisas que não se entendem- Fernando Leal
Dialogo - Carta da Junta de Freguesia ao Jornal
Programa das Comemorações do 11º. Aniversário

Boa leitura
jpintomendes














23 março 2020

21 março 2020

Já é História (I)  Caminho de Ferro

Estação de Penafiel (Novelas)



OBS: Alguns pormenores na foto

20 março 2020

19 março 2020

30 outubro 2019

Caminho de Ferro Penafiel à Lixa 
e a
 Entre-os-Rios


UM ESTUDO
(Horário e Material Motor)
(6 de junho de 1918)


             A Companhia tinha á data 6 Locomotivas, numeradas de 1 a 6 e batizadas respetivamente com os nomes de 1-Penafiel; 2-Lixa; 3-Lousda; 4-Seixoso; 5-Felgueiras e a 6-Margaride.

Os comboios estavam assim numerados; 
Penafiel-Estação (Novelas) a Entre-os-Rios de 1 a 6;
Penafiel-Estação (Novelas) á Lixa de 51 a 54.

O primeiro comboio do dia partia ás 06h45m da Lixa.
O comboio a terminar a marcha mais tarde, chegava á Lixa ás 20h33m.
O percurso mais longo era 35,960 Km, de Penafiel-Estação (Novelas) á Lixa em 2h04m
O percurso mais pequeno de 4 km de Penafiel-Estação (Novelas) a Penafiel em 17m.


(Rotação Material motor dia 4 de junho de 1918)

             OBS: Este grafico mostra uma de muitas hipotose de gestão de material motor. As rotações 1 e 2 numa gestação com muitas avarias poderia ser a mesma Locomotiva, e se ainda fosse muito necessáiro a rotação 3 poderia assegurar todos os comboios das rotações 1 e 2.