27 abril 2020




Arquivo Municipal de Penafiel

Já é História I - Arquivo Municipal de Penafiel

 A Capela do Hospital 
e os
 Senhores da Quinta da Folha

Nenhuma descrição de foto disponível.                      Em meados do século XVII, novos tempos se assinalam na Capela do Senhor do Hospital.
Um legado de missa quotidiana, imposto nesta capela por Dona Ana de Meireles, viúva de António Vaz Ferreira (antigo provedor da Misericórdia) e Senhor da Quinta da Folha, na freguesia de Novelas, vai dar-lhe um novo brilho.
A 27 de setembro de 1648, Dona Ana de Meireles e seu filho, Frei José de Meireles, efectuaram um contrato com a Misericórdia, pelo qual lhe ofereceram a sua Quinta da Folha, propriedade avaliada em 600 mil réis. Em troca, a Santa Casa deveria dar-lhes a Capela do Hospital. No entanto, a confraria deveria continuar a provê-la de cera e paramentaria, à custa dos rendimentos da dita Quinta.
A Capela ficaria como panteão da Dona Ana de Meireles, seus herdeiros e descendentes de seus irmãos, Jerónimo de Meireles e Dona Ângela de Meireles e marido. Neste contrato, Frei José de Meireles doou, ainda, 20 mil réis para ajudar a colocar um retábulo no altar-mor da capela e uma cruz de prata que servia de relicário para o Santo Lenho, com obrigação de a colocarem no altar-mor da capela.
Desta forma, os corpos encontrados dentro da capela serão, provavelmente, de Dona Ana de Meireles e seu filho, Frei José de Meireles, ou dos irmãos de Dona Ana, cunhados/cunhadas ou seus descendentes…
           Cf. FERNANDES, Paula Sofia - O Hospital e Botica da Misericórdia de Penafiel (1600-1850). Penafiel: Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, 2016
            Imagem 2 - Contrato que fizeram o Provedor e irmãos da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel com Dona Ana de Meireles e seu filho, o Reverendo Pe. Frei José de Meireles.
Cf. SCMP/C/D/002/Lv.08, fls 11-13.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário